Era bem previsível que esta ferramenta (os TRANSFORMERS ou GPTs, os geradores pré-treinados de textos) ia mudar muita coisa. Mas não se fazia idéia do alcance das aplicações.
Nos últimos dias, anunciou-se uma aplicação muito especial. O algoritmo de diálogo lê um texto passado para ele, em formato .PDF, e depois conversa sobre o conteúdo do texto com quem lhe deu o PDF para "estudar". É simplicíssimo de usar.
Fiz uma experiência. Usei um trabalho meu, do doutorado, de 40 páginas. Ele recebeu o texto e aí conversei com ele, fiz perguntas etc. Eu pude avaliar a fidelidade das respostas, pois o trabalho é meu. Mas poderia ter feito a experiência com o pdf de um livro, uma dissertação, uma tese.
Robot produzido pela ferramenta Dall-E2. |
Meu queixo desmoronou!
Fiz várias perguntas e ele respondeu corretamente, dizendo em que página do meu trabalho estava a resposta.
Fiz perguntas para as quais o trabalho não tinha respostas e ele informou, corretamente, que eu não dera uma resposta para aquela pergunta no trabalho. E não tinha dado mesmo....
Uma colega professora viu minha matéria no Face, experimentou e disse que ficou bouche-bée! (de boca aberta, estupefata!). E não é para menos.
Vale a pena ver: https://www.chatpdf.com/
A versão free tem limites. Mas é possível experimentar....
Nenhum comentário:
Postar um comentário